Água na boca

Qual a distância indicada entre a barra da calça e o chão #estiloresponde

13 de outubro de 2016

por Estevão Soares

Essa pergunta é feita repetidas vezes por homens e mulheres, afinal, ninguém quer, por exemplo, ter a silhueta encurtada por causa da sobra de tecido, ou pelo fato de uma calça com boca mais larga, cuja barra mal cortada, foi parar quase no calcanhar.

Independentemente do estilo/tecido da calça, uma barra na medida sempre gera a impressão de uma silhueta mais alongada e equilibrada. São pequenos detalhes que colaboram para um todo da imagem. Por isso, separamos as duas modelagens que geram mais dúvidas, a calça social e a jeans, para classificarmos a barra certa para cada uma.

Calça social (alfaiataria)

O sapato orientará o ajuste da barra nessa calça. Para os homens, o indicado é que a barra fique cerca de dois dedos acima do salto do sapato. A barra pode ser reta ou suavemente inclinada (mais curta na frente e levemente comprida  atrás, o que prefiro) o que irá definir será o seu gosto. Para as mulheres, a calça deve terminar um pouco abaixo do calcanhar, cobrindo o início do salto.

calca-homem-2

social

Calça jeans 

Elas são informais e oferecerem uma maior flexibilização quanto ao uso, aceitando inclusive uma livre dobradura. Para não se perder e dobrar ou mandar cortar mais do que o necessário. Homens posicionem a dobra pelo menos dois dedos acima do salto do sapato. Quando mais casual a situação, você pode dobrar até  acima do sapato revelando assim um pouco do tornozelo.

calca-1

Já com as mulheres a questão é similarmente simples, apenas com atenções especiais aos modelos de jeans que existem em maior variedade para esse público. Por exemplo, a calça  flare (mais ajustada e reta até a altura do joelho e com boca ampla) a barra deve cobrir o sapato. Já a reta pode tanto cobrir o sapato quanto receber uma dobradura que revele o tornozelo.

Flare

Flare

ariana grande dresses

reta

As skinnys que, apesar de aparentemente estarem com o reino ameaçado pelas calças mais rígidas, ainda fazem um grande sucesso entre o público terá a barra certa quando esta parar no tornozelo ou um pouco abaixo dele. Evite que seja diferente disto, pois irá gerar aquele bolo de tecido franzido em cima, o que, aliás, fica esteticamente feio. E isso vale para ambos, homens e mulheres.

skinnyskinny-homem

Imagens: Reprodução

Siga o OF no Twitter e no Instagram e curta a nossa página no Facebook

Leia também:

Que tal um bolo de milho de liquidificador para adoçar esse São João? Confira a receita!
Joia: respondemos três das mais frequentes perguntas sobre o acessório
Manga sino está com tudo e você vai querer uma para chamar de sua

Pesquisar

Perfil

  • Ana Karla Gomes

    Editora Chefe

  • Rose Blanc

    Relações Públicas

  • Talita Corrêa

    Editora-Assistente

  • Estevão Soares

    Colunista

Arquivo

Assine nossa news e receba tudo em primeira mão

Observatório Feminino