Água na boca

Guacamole, aprenda a preparar a receita original

24 de abril de 2017

por Observadora

 
  • Porções: 4
  • Tempo preparo: 15m
  • Pronta em: 15m

Comer abacate em pratos salgados é um hábito comum na maior parte do mundo, só que no Brasil não é bem assim. Por aqui crescemos sem comer a fruta ou quando muito aprendemos a comê-la batida com leite e açúcar, às vezes temperada com algumas gotas de limão. Minha mãe mesmo sempre preparou abacate batido com limão, uma delícia.

Essa tradição explica facilmente a expressão mista de desconfiança e repulsa de praticamente todos brasileiros que ao viajar para o Chile se depararam com um cachorro-quente com abacate, ou a famosa Guacamole. Isso mesmo, os chilenos adoram cachorro-quente que ao invés de milho e batata palha recebe uma generosa camada de abacate amassado sobre a salsicha.

O abacate também é muito usado como ingredientes de sanduiches saudáveis, principalmente nos EUA. Um pão integral ou aqueles com várias sementes fica ótimo com uma camada de abacate amassado, queijo minas fresco e um pouco de flor de sal.

Voltando à tradicional Guacamole mexicana, precisamos somente de 3 ingredientes para preparar esse famoso prato: Abacate, limão e sal. A partir dessa receita básica existem provavelmente milhares de variações, a que eu mais gosto é justamente nossa receita de hoje.

Vamos à receita da Guacamole mexicana tradicional

Ingredientes

  • 300g de abacate (sem casca e caroço)
  • 1 xícara de chá de tomate picado
  • 1 xícara de chá de cebola picada
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 limão (somente o suco)
  • Coentro a gosto
  • 1/2 colher de café de sal

Preparo

Passo1

Vamos começar preparando os ingredientes, na verdade essa é a receita quase toda, depois é só misturar tudo. Separe o que vamos usar para facilitar o preparo. Lave bem o tomate e pique em cubos de 0,5cm. Descasque a cebola e pique menor ainda.

.
ingredientes guacamole

Passo2

Faça um corte até o caroço ao longo de todo o abacate de forma a abri-lo ao meio. Descarte o caroço e retire toda a polpa com uma colher de sopa. Coloque a polpa em um recipiente grande.

.
ingredientes guacamole

Passo3

Coloque os demais ingredientes junto com a polpa do abacate e misture bem. As formas de preparo da guacamole também variam muito, alguma pessoas gostam de usar um almofariz de pedra para triturar bem a cebola e o abacate. Eu gosto de manter a textura da cebola, do tomate e até mesmo pedaços médios de abacate, por isso misturo em uma vasilha de inox tomando cuidado para o abacate não se transformar em uma pasta. Faça do seu jeito.


guacamole

Passo4

Coentro é uma erva polêmica – do tipo ama ou odeia – contudo não existe guacamole sem ela. Eu gosto muito, a Hanna está aprendendo a gostar. Sendo assim recomendo que pense ou consulte os seus convidados antes de decidir o quanto de coentro colocar na receita. Outra questão totalmente relacionada ao gosto pessoal é o quanto picar o coentro. Alguns gostam de praticamente triturá-lo, outros usam as folhas quase inteiras. A minha sugestão é que você busque sempre agradar aos seus convidados e isso muitas vezes pode significar tirá-los da sua zona de conforto. Porém, os convidados são seus, a decisão é sua e claro, o risco também. Boa refeição!

.

guacamole

Alexandre Litwinski é um administrador de empresas mineiro que passou por uma grande evolução nessa vida! De uma pessoa que simplesmente não gostava de comer (eu não sei como isso é possível) para um talentoso e curioso cozinheiro de mão cheia. Obsessivo e obcecado, costuma fazer viagens verdadeiramente profundas (e estranhíssimas, às vezes) em matérias gastronômicas. Sempre disposto a pedir o item mais estranho do cardápio, sabe como é?

Ele é casado com a  Hanna Litwinski, que não gosta de cebola e decorou a palavra coentro em sete línguas para nunca errar na escolha de um prato. Faz o tipo fresca, (desconfiada) mas ama (quase) tudo que ele faz. Adora comer e gostaria muito que isso não engordasse. É meio desprovida de talentos “culinarísticos” embora execute o bê-a-bá com bastante dignidade. Foi recentemente promovida a assistente level 2 (além de lavar as vasilhas e buscar os alimentos, anda fazendo algumas coisinhas mais).

Juntos, eles fazem o blog de culinária Casal Cozinha.

Edição: Josilene Corrêa

Leia também:

Aprendendo a fazer o verdadeiro crème brûlée da Amélie Poulain #OFpelaEuropa
Receita de fim de semana: talharim sem glúten com muçarela de búfala e tomate cereja
Molho pesto, receita original de Gênova

Pesquisar

Perfil

  • Ana Karla Gomes

    Editora Chefe

  • Rose Blanc

    Relações Públicas

  • Talita Corrêa

    Editora-Assistente

  • Estevão Soares

    Colunista

Arquivo

Assine nossa news e receba tudo em primeira mão

Observatório Feminino