Água na boca

OF e Usina União: doce parceria começa ensinando receita de uma deliciosa calda de caramelo

9 de outubro de 2015

por Observatório Feminino

O Observatório Feminino começa uma parceria pra lá de doce. Nos próximos meses, a Usina União e Indústria S.A, destaque no mercado sucroalcooleiro do país – e localizada no município de Primavera, na mata sul de Pernambuco – vai colocar mais sabor na coluna Água na Boca do OF, promovendo receitas de sobremesas, lanches e pratos elaborados que prometem açucarar a vida dos observadores.

A ideia é comemorar os 120 anos da Usina – fundada em 1895 pelo major Manoel Antônio dos Santos Dias – com festa, mesa posta e uma série de delícias com cara de “caderninho da vovó”. Afinal, de tradição a Usina União entende. Nos seus engenhos, ainda são encontradas peças antigas que fizeram parte dessa rica história, como trechos de malha ferroviária, uma locomotiva e um vagão de passageiros que pertencia à linha Amaraji-Frexeiras.

Com os pés no passado e o olhar na própria modernização, a Usina é, hoje, um enorme complexo formado por rodovias, estradas vicinais, pontes e rios, e conta, ainda, com uma estrutura de autossuficiência no consumo de água. A Usina também gera energia elétrica através das hidrelétricas de Pé de Serra e Mariquita e possui um gerador a vapor que, junto às hidrelétricas, geram ao todo 6MWh, energia suficiente para abastecer em torno de 40.000 casas populares.

O investimento em qualidade vai além: para garantir alto padrão na produção do açúcar e do etanol, a Usina possui uma eficiente estação de tratamento de água no rio Ipojuca e emprega tecnologia de ponta no empacotamento dos produtos. Resultado: nos últimos vinte anos, a produção de açúcar subiu de 500 mil para mais de um milhão e meio de sacas por safra, com a produção de etanol acima de 25 milhões de litros.

Para protagonizar essa deliciosa parceria, nós vamos acrescentar ingredientes como o açúcar Sublime, marca que foi líder absoluta durante décadas no mercado; o açúcar Sublime (com destaque para o açúcar tipo amorfo, bastante utilizado no preparo de bolos, e no tipo demerara, um produto totalmente natural, atual queridinho dos consumidores mais preocupados com uma alimentação saudável, que contém vários nutrientes, com destaque para o cálcio, ferro, potássio e magnésio); e o açúcar Primavera, comercializado nos tipos Cristal e Triturado, produzido a partir da cana-de-açúcar e empacotado sob rígidos padrões de qualidade da Usina União e Indústria S.A. Sua distribuição é feita em todo o Norte e Nordeste através de uma estrutura própria de logística totalmente integrada. Assim, o produto pode ser entregue em apenas 24 horas após o registro do pedido. Essa rapidez faz com que o açúcar Primavera tenha uma expressiva participação no mercado nordestino.

Difícil imaginar a vida sem o sabor doce do açúcar, combustível preferido do nosso corpo. Na verdade, precisamos de açúcar como fonte de energia, não havendo necessidade de cortar radicalmente a sobremesa – o segredo é comê-la de forma estratégica. Os açúcares são fontes importantes de nutrientes e não devem ser totalmente retirados das dietas, e sim, usados com moderação, assim como tudo na vida. Portanto, quem não resiste a um bom docinho, pode colocar a ansiedade em banho-maria e se deliciar com as receitas que hoje iniciamos aqui na coluna Água na Boca, usando os açúcares da Usina União.

0008 (570x350)

Vamos começar ensinando a fazer uma calda de caramelo caseira. Daqui por diante, nada de comprar calda de caramelo industrializada, pois além de muito fácil, essa calda pode ser guardada por quase 1 mês e ser servida sobre bolos, pudins, sorvetes, crepes ou frutas, conquistando toda a família.

Para aumentar a quantidade, use as seguintes proporções:

– a manteiga deve ser igual a 10% do peso do açúcar;

– o creme de leite deve ser igual à metade do peso do açúcar.

Então, para um pote de 220g de caramelo, aí vai a receita:

Calda de Caramelo

Ingredientes:

200g de açúcar cristal SUBLIME

20g de manteiga com sal

100g de creme de leite

1 colher de café de essência de baunilha para perfumar (opcional)

 

Modo de fazer:

Coloque o açúcar numa panela e umedeça com 4 colheres de sopa de água, misturando bem fora do fogo.

IMG_9784 (360x381)

Leve ao fogo médio e não mexa até ferver. Assim que a água evaporar, o açúcar começará a derreter. Esse método é extremamente fácil, pois ao adicionar água e dissolver o açúcar, é possível caramelizar de forma homogênea, e observar a variação de coloração com o passar do tempo.
Quando o caramelo ficar com uma cor âmbar, adicione a manteiga. Mexa vigorosamente. Em seguida, retire a panela do fogo e acrescente o creme de leite, misturando bem.

IMG_9788 (480x360)

Coloque a panela novamente no fogo para ferver e derreter algum pedaço de caramelo, que ainda houver, só tenha cuidado para a calda não queimar.

Quando a calda estiver totalmente derretida, coloque a baunilha, mexa e retire do fogo, deixando esfriar antes de armazenar em um vidro que feche hermeticamente.

IMG_9616 (380x570)

Mantenha em geladeira por 3 ou 4 semanas. Se quiser servir e a calda de caramelo estiver dura, deixe à temperatura ambiente ou aqueça no microondas a porção desejada.


Imagens: reprodução

Siga o OF no Twitter e no Instagram e curta a nossa página no Facebook

Leia também:

Para não deixar a dieta no fim de semana, receita light de camarão ao creme de abóbora
Receita de bruschetta de panetone para a entrada do jantar de Natal
Risoto caipira, o risoto da casa de mãe

Pesquisar

Perfil

  • Ana Karla Gomes

    Editora Chefe

  • Rose Blanc

    Relações Públicas

  • Talita Corrêa

    Editora-Assistente

  • Estevão Soares

    Colunista

Arquivo

Assine nossa news e receba tudo em primeira mão

Observatório Feminino