Água na boca

Pernambuco produz vinhos com qualidade internacional e mais adequados ao clima tropical

11 de junho de 2015

por Rose Blanc

O Observatório Feminino sela novo projeto de parceria, desta vez, com a vitivinícola Rio Sol, com o intuito de compartilhar com vocês, observadores, experiências em eventos especialmente montados com os vinhos da marca, aliados à arte de bem receber – tema que simplesmente adoro! O projeto inclui quatro posts numa série chamada “A Tropicalidade dos Vinhos Rio Sol“, onde o OF convida você a seguir durante um mês e descobrir porque os vinhos Rio Sol são considerados os mais tropicais do mundo!

Localizada em Pernambuco, no Vale de São Francisco, a vitivinícola Rio Sol produz uvas de alta qualidade sendo, por consequência, base de grandes vinhos marcados pela tipicidade nordestina, mas num estilo internacional de qualidade inquestionável, respeitando os padrões mais rigorosos de produção, sobre os quais falaremos durante esta série especial.

UVA 1 (570x380)

Para nos acompanhar nos eventos da série, teremos a companhia de Denise Santos, que faz parte do time de sommeliers da Rio Sol. A competente profissional é uma portuguesa, formada em Psicologia e mãe de uma família numerosa. “Cheguei em Pernambuco em outubro de 2003, direto de Lisboa para morar na fazenda da Vitivinícola Santa Maria, em Lagoa Grande, no Vale do São Francisco. Fui encarar o novo e gigante desafio profissional junto com meu marido, João Santos, escolhido entre os sócios portugueses para reposicionar a empresa no mercado competitivo dos vinhos aqui no Brasil. O desafio dele me contagiou e logo mergulhei no mundo dos vinhos, estudando todo o processo desde o cultivo da uva, passando pela produção até a comercialização do produto final no mercado. Dediquei esses últimos anos da minha vida à minha família, que na época crescia, mas sem tirar o pé do mundo dos vinhos”, conta.

JOÃO SANTOS E FAMÍLIA (570x400)

Dinâmica, Denise acompanha todo o projeto de vinificação da Rio Sol, faz visitas técnicas, provas de vinhos e procura conhecer outras vinícolas sempre que viaja à Europa. Hoje, mora no Recife com a família, onde iniciou sua formação como sommelier. Participou de vários cursos e degustações, em muitos como aluna, em outros como formadora. “A formação de um sommelier começa quando ele se apaixona pelo mundo dos vinhos e se prolonga por toda uma vida, nesse meio nunca se para de estudar e aprender. Gosto de compartilhar experiências, como quando participo de algumas confrarias ou dirijo degustações temáticas de vinhos”, diz Denise que é representante comercial da Rio Sol para a região metropolitana do Recife.

DENISE SANTOS COMO SOMMELIER (570x380)

Para iniciar a exploração dos rótulos da Rio Sol, Denise e eu montamos, juntas, quatro eventos com harmonizações descomplicadas. Nosso foco foi aliar a boa comida ao vinho – até aí, novidade nenhuma, pois essa dupla se completa perfeitamente há séculos. O diferencial é que, na série, queremos demonstrar que os vinhos tropicais são mais adequados ao nosso clima. Temos certeza de que ao final da série você já estará percebendo essa diferença de aromas que os rótulos Rio Sol carregam em suas garrafas. Será a sua liberdade a regras pré-estabelecidas. Desapegue-se dos rótulos estrangeiros, feitos para agradar paladares de clima completamente diferente ao nosso.

O melhor vinho do mundo não existe! Então, por que temos que engolir rótulos produzidos em climas temperados se estamos nos trópicos? Vamos mudar isso. Não estamos dizendo que os brasileiros devam radicalizar e nunca mais degustar vinhos com rótulos europeus, mas estamos incentivando você a ser coerente. Experimente, ouse, se jogue nos sabores tropicais dos nossos produtos que têm excelência reconhecida mundialmente. Valorize o que é nosso, tenha a liberdade de escolher dentre os rótulos dos vinhos tropicais, aquele que combine mais com a nossa culinária, com o nosso clima, com o seu gosto – esse, sim, passará a ser o melhor vinho do mundo para você, afinal, ele será o vinho que irá satisfazer o seu paladar!

A TROPICALIDADE DOS VINHOS RIO SOL FOTO MARCELO FERREIRA (570x380) (2)

Na próxima semana, teremos o primeiro evento da série – uma reunião entre amigos em torno de Queijos & Vinhos – com itens fáceis de se encontrar no mercado. Vamos dar o passo a passo e descrever as etapas da degustação. Você não pode perder!

 

Imagens: Marcelo Ferreira

Siga o OF no Twitter e no Instagram e curta a nossa página no Facebook

Leia também:

Pelo direito de parir: 'Não foi como eu esperava, mas foi o melhor pra ela, e isso me basta'
Mês das noivas: da Roma Antiga ao século 21, confira a evolução dos vestidos de casamento
Granola caseira é infinitamente mais saudável, além de mais barato!

Pesquisar

Perfil

  • Ana Karla Gomes

    Editora Chefe

  • Rose Blanc

    Relações Públicas

  • Talita Corrêa

    Editora-Assistente

  • Estevão Soares

    Colunista

Arquivo

Assine nossa news e receba tudo em primeira mão

Observatório Feminino