Bem Estar

É possível manter a dieta nas férias? Nutricionista dá dicas de como comer bem nesse período

20 de julho de 2015

por Ana Karla Gomes

Julho é o mês de férias dos estudantes e, também, de muitos adultos que aproveitam para tirar o período de folga junto com as crianças. Sinônimo de descanso, passeios e lazer, as férias, muitas vezes, são inimigas de uma alimentação balanceada. É comum aproveitar o tempo livre para sair da rotina, abandonar o exercício físico, conhecer novos restaurantes e cometer alguns exageros na alimentação. Afinal, é possível manter a dieta nas férias? A nutricionista da Prodieta Sylvia Lobo garante que sim.

“Tudo é questão de foco e determinação. É importante ingerir alimentos saudáveis em quantidade moderada e equilibrada, contendo proteínas, vitaminas, carboidratos e fibras com pouco sal, pouca gordura e bastante líquido, em horários definidos e controlados”.Para os que vão passar o maior tempo da folga em casa, lembrar de evitar fazer lanches e refeições assistindo televisão. “Esse hábito nos faz comer mais que o necessário já que existe uma dificuldade em se concentrar naquilo que está sendo ingerido”, alerta a nutricionista. Outra recomendação é aproveitar o tempo livre para praticar alguma atividade física.

Para aqueles que vão aproveitar as férias para viajar, a tarefa de manter a dieta parece ser um desafio ainda maior. Com a empolgação de conhecer um lugar novo e também a sua gastronomia, segurar a linha pode ser bem difícil, mas não impossível. “Para os que vão viajar, é necessário ter cuidado nas ofertas abundantes de alimentos, procurando ser seleto onde fazer a alimentação, buscando locais que ofereçam alimentos saudáveis. Manter-se sempre vigilante com a hidratação. As guloseimas são permitidas, porém de forma controlada e sempre acompanhada de um suco ou água de coco”, orienta Sylvia Lobo.

Para aqueles que querem aproveitar as férias para começar a ter hábitos alimentares mais saudáveis e melhorar a qualidade de vida, a Prodieta oferece diversos programas como o Programa Nutricional Familiar, que através de um atendimento personalizado, oferece aos integrantes da família mais saúde, bem-estar e qualidade de vida, através de mudanças de hábitos que proporcionam práticas saudáveis e alimentações balanceadas. O serviço é oferecido em todas as unidades da Prodieta. Mais informações no www.prodieta.com.br.

CRIANÇAS – Quem tem criança em casa sabe o quanto é difícil convencer os pequenos a se alimentarem de forma saudável. Nas férias, então, a tarefa é ainda mais complicada. Entre viagens, brincadeiras e passeios, é comum nessa época que a rotina fique menos regrada, mas o cuidado com a alimentação não deve ser esquecido.

“É importante reorganizar os horários das refeições de acordo com as atividades a serem desenvolvidas durante o dia. Os alimentos devem ser saudáveis e nos intervalos das principais refeições, oferecer lanches leves como sucos, frutas e yogurtes”, recomenda Sylvia Lobo. Os pais que quiserem uma forcinha para ajudar a reeducar a alimentação dos filhos podem recorrer ao SPA Kids da Prodieta, indicado para a garotada de 8 a 16 anos. Através do programa, idealizado e oferecido pela clínica de nutrição Prodieta, é feito um atendimento e acompanhamento nutricional para formar e incentivar hábitos alimentares saudáveis nas crianças, incluindo fornecimento de refeições.

dicas-para-nao-engordar-nas-ferias (570x380)

*Informações da assessoria

Imagens: reprodução

Siga o OF no Twitter e no Instagram e curta a nossa página no Facebook

Leia também:

Saiba quais os melhores esportes e atividades físicas para praticar no verão
Detox, sem glúten ou sem lactose: será que alguma dessas dietas da moda serve para você?
Chocolate e pipoca podem ser lanches do bem. Confira dicas de uma nutróloga

Pesquisar

Perfil

  • Ana Karla Gomes

    Editora Chefe

  • Rose Blanc

    Relações Públicas

  • Talita Corrêa

    Editora-Assistente

  • Estevão Soares

    Colunista

Arquivo

Assine nossa news e receba tudo em primeira mão

Observatório Feminino