Bem Estar

Dez dicas alimentares para desintoxicar e também desinchar durante e depois dos exageros no Carnaval

27 de janeiro de 2015

por Ana Karla Gomes

Faltam poucos dias para o Carnaval e já tem muita gente aproveitando a folia nas prévias. O que não faltam são blocos espalhados pelas cidades que vivem para o Carnaval, como Recife, Olinda, Salvador e Rio de Janeiro. Portanto, começam desde já os abusos relacionados ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos. Para prevenir a saúde neste período, a nutricionista da Atual Nutrição, Cátia Medeiros, orienta como é possível reforçar a alimentação para proteger o fígado nesse período. Confira:

1) Bebeu água? 

Inicialmente, hidrate-se consumindo muita água (no mínimo, dois litros por dia). Alguns chás gelados sem açúcar, água saborizada com rodelas de laranja, limão, folhas de hortelã ou gengibre também são ótimas opções.

2) A melhor fruta da terra! 

Frutas ricas em água são muito indicadas. Consuma melancia, melão, maçã, pera, laranja e mexerica para repor os nutrientes perdidos com o desgaste físico por exposição ao sol.

3) Confete, pedacinho colorido de saudade! 

Uma dieta desintoxicante deve ser rica em fibras, micronutrientes e água. Então, é fundamental incluir alimentos crus e frescos, sempre deixando as refeições bem coloridas e leves.

4) Tá com vontade de fazer xixi? 

Algumas frutas e legumes têm efeito diurético, que facilitam a perda de líquido corporal retido, como a melancia, o melão, o abacaxi, o morango, o salsão, o pepino, o tomate, a salsinha e, até mesmo, a beterraba. Quando estes alimentos são associados à ingestão de água natural, água com gás, água de coco, sucos e chás, o efeito é ainda mais rápido. É importante caprichar no consumo de água para auxiliar na diminuição dos edemas no corpo, principalmente, pernas e pés.

5) Yes, nós temos bananas! 

As fontes de magnésio também são boas opções, pois atuam em conjunto com o cálcio, auxiliando no relaxamento da musculatura e na diminuição do inchaço. Consuma figo, farelo de aveia, beterraba, acelga, quiabo, alcachofra, abacate, banana, nozes e castanhas. Também vale tofu, germe de trigo, caju, feijões e cereais integrais.

6) Abre alas! 

Diminua o consumo de sal e alimentos ricos em sódio, como os industrializados, embutidos, em conserva e com temperos prontos.

7) Até amanhã! 

Mesma na folia, preze por boas noites de sono, o indicado são oito horas por noite.

8) Está chegando a hora! 

Nos intervalos dos bloquinhos, procure fazer atividades relaxantes para descansar 100%.

9) Depois do samba e do frevo no pé:

Além dos cuidados alimentares, é recomendável fazer uso da drenagem linfática, uma massagem que estimula manualmente o sistema linfático a eliminar o líquido retido. A prática de atividades físicas também deve estar presente.

10) Daqui não saio! 

E, por último, mas não menos importante, mantenha uma alimentação equilibrada durante todo o ano. Não adianta pensar na saúde apenas pré e pós-períodos de exageros, como o Carnaval.

“Incluindo hábitos saudáveis no nosso dia a dia, é possível participar dos quatro dias de folia, com foco na saúde e na disposição do corpo para não fazer feio no bloco ou na avenida!”, finaliza a nutricionista.

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Imagens: reprodução

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