Bem Estar

Os benefícios da ioga durante a gravidez. Prática ajuda a lidar com o novo corpo e as emoções inerentes ao período

3 de novembro de 2014

por Ana Karla Gomes

Durante a gravidez, a mulher passa por uma série de mudanças físicas e psicológicas para o desenvolvimento e futura chegada do bebê. Para atravessar esse período da melhor maneira, a ioga pode ser uma ótima opção para manter corpo e mente saudáveis, além de contribuir para uma percepção adequada do corpo e da mente nesse momento de transformação.

Para a instrutora, Jamecy Lima, a prática da ioga ajuda no alinhamento do corpo, equilíbrio, concentração, fortalecimento da coluna, além de ser ótima para a circulação, ativando a oxigenação do organismo, e dar mais disposição. Tudo isso é essencial e contribui para a gestante adaptar-se com mais facilidade às mudanças e manter o equilíbrio, mesmo com as alterações hormonais, que afetam o humo e o bem-estar.

“Há posturas de fortalecimento do assoalho pélvico também, que é muito importante para o momento do parto, principalmente, para quem escolher ter um parto normal”, diz Jamecy. Ela ainda explica que não há contraindicações para fazer a ioga, mas que o ideal é sempre consultar o médico que acompanha a gestante.

A maquinista Suzy Danielly, 32 anos, está grávida, pertinho dos nove meses de gestação e decidiu começar a prática há cerca de dois meses. Ela conta que, durante as consultas de pré-natal, foi sugerido pilates, hidroginástica ou ioga para auxiliar na circulação. “Como eu sempre quis fazer ioga e nunca tive tempo, decidi priorizar a minha saúde em prol da minha filha e escolhi essa técnica por ter atuação em vários campos do corpo e mente”, fala.

Suzy é enfática em dizer que, com apenas dois meses de prática, já sente muitas diferenças. “A minha postura melhorou bastante e desenvolvi a consciência da necessidade de uma respiração adequada para oxigenar melhor tanto o meu corpo quanto o do bebê. Sinto-me bem mais tranquila sempre que respiro de modo adequado’, reconhece.

Além disso, a futura mamãe admite ainda benefícios na circulação e com relação ao estresse. “Ele deixa de existir durante a aula e, depois, ele passa a ter menos intensidade. As dores de tensão também diminuem consideravelmente e a ansiedade deixa de existir. Também conquistei uma consciência maior sobre o meu corpo e a nova condição dele. Passei a conhecer meus limites”, revela.

Para o momento do parto, Suzy acredita que a ioga vai ter uma contribuição fundamental. “O alongamento das aulas e a postura trabalhada corretamente vão facilitar a passagem do bebê, além disso, a respiração adequada para ajudar as contrações e também para manter a calma diante do estresse e medo naturais desse momento”, afirma.

Ginecologistas também reconhecem a contribuição da ioga na gravidez. Eles apontam o alongamento corporal propiciado pela ioga como um dos benefícios mais importantes, porque, com o aumento da barriga, o ponto de equilíbrio da grávida se desloca para a frente, forçando alguns músculos que ela não costuma usar. E as costelas também sofrem um deslocamento, o que causa dor lombar e nas costas. É comprovado que os exercícios tiram a dor em 80% dos casos.

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*Suzy está em repouso por recomendações médicas e recebeu o OF em sua casa, junto com a instrutora, Jamecy Lima, onde está fazendo as aulas.

Serviço
Espaço Quintessência
R. das Creoulas, 294 – Graças, Recife
Mais informações: (81) 3423-5653

Imagens: Observatório Feminino

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