Bem Estar

Outubro rosa: o que são os cistos mamários que acometem 10 em cada 100 mulheres?

3 de outubro de 2015

por Estevão Soares

Todos os dias, eu converso com vocês sobre moda, tendências, com o objetivo de informar as observadoras, deixá-las mais bonitas e de bem consigo. Pois bem, hoje, mudo um pouquinho o assunto mas com o mesmo objetivo: de estimular o cuidado pessoal que cada uma pode e deve dedicar para si. Talvez, nenhum outro momento fosse mais oportuno do que este, pois este mês é marcado pela campanha “Outubro Rosa”, quando o mundo inteiro se enfeita com esta cor para chamar atenção para a luta contra o câncer de mama.

Diante disso, é preciso divulgar informações esclarecedoras, que conscientizem as pessoas sobre a importância da prevenção pelo diagnóstico precoce e outras dúvidas que se tem sobre o tema, como os cistos mamários, por exemplo, que acometem 10 em cada 100 mulheres entre 35 e 50 anos.

Outubro-Rosa-copy1

A mastologista Marcela Freitas, da Medprimus, clínica situada em Moema (São Paulo), esclarece que o cisto mamário é um nódulo de aparecimento súbito, contorno regular, palpável, móvel e doloroso. Uma entidade benigna. “Acredita-se que a causa de seu aparecimento seja de influência hormonal, ocasionando uma obstrução nos ductos mamários e uma dilatação gradual destes, formando os cistos. A maioria dos cistos são os chamados ‘simples’, apresentando-se preenchidos por líquido claro, esverdeado, acastanhado ou amarelado; podem ser múltiplos e bilaterais, e o diagnóstico inicial é feito através da ultrassonografia”, explica.

Atenção!

Quando qualquer nódulo for palpado na mama, é imprescindível o exame clínico pelo especialista. Cuide-se! Ame-se! Faça o autoexame constantemente.

Imagens: divulgação

 

 

Leia também:

Endometriose e gravidez: tudo o que você precisa saber sobre o assunto
Como ajustar as preferências eróticas no relacionamento a dois?
Especial cultura vegana: empreendedorismo, consumo e ideologia – Parte II

Pesquisar

Perfil

  • Ana Karla Gomes

    Editora Chefe

  • Rose Blanc

    Relações Públicas

  • Talita Corrêa

    Editora-Assistente

  • Estevão Soares

    Colunista

Arquivo

Assine nossa news e receba tudo em primeira mão

Observatório Feminino