Destaques

O Dia do Aprendizado

15 de outubro de 2013

por Observadora

Imagens: Reprodução

Por Cláudia Bolders

Hoje é o Dia do Professor no Brasil e, talvez, em outros países também. Na Holanda, comemoramos no dia 05 de Outubro.

Como professora do Ensino Médio Holandês, comemoro todos os momentos em que entro em sala de aula, ou quando explico um texto ou algo da Gramática. Por mais simples que possa parecer, pois com os anos de experiência pode-se tornar repetitivo explicar a mesma coisa.  Confesso que sinto como se estivesse fazendo tudo pela primeira vez. E cada vez que explico algo, mergulho de cabeça, dou o meu melhor. Porque nada é mais gratificante que um olhar ou um sorriso confirmando o entendimento do assunto. Muito mais gratificante é ver os olhos de cada um brilhando na hora da entrega dos testes.

 

Nesta semana me emocionei corrigindo uma prova de Inglês de uma aluna. Nenhum erro! Como foi prazeroso escrever o 10 e ainda comentar o quanto ela é brilhante. E é com essa sensação que vou ao trabalho e entro em sala de aula: para mim, todo dia de aula, por mais intenso e longo que seja, é um espetáculo.

Sempre digo aos meus alunos no último dia do ano letivo: “Foi uma honra tê-los conhecido durante um ano, algumas vezes, com vitórias ou derrotas. O mais importante de tudo isso, porém, é que fazemos a diferença quando estamos juntos”. O professor contribui, sim, mas sem o aprendizado mútuo, a troca de experiências, o espetáculo nunca seria o mesmo.

Feliz Dia do Professor a todos os professores desse mundo. Em especial aos meus professores de Língua e Literatura inglesa do curso de Letras da UFPB: Ana Virginia, Maria Vilani, Genilda, José Ribamar de Castro. E também ao formidável Mestre do Curso de Letras em Roterdã, Pieter Sleebom. Vocês, professores apaixonados e apaixonantes, fizeram aumentar a minha paixão pela Língua Inglesa. E é inspirada nas aulas que assisti que me dedico aos meus alunos.

Cláudia Bolders, professora.

Leia também:

Moda inverno: cores adocicadas tomam conta das passarelas
Tenha filhos...
Grata pelos nãos

Pesquisar

Perfil

  • Ana Karla Gomes

    Editora Chefe

  • Rose Blanc

    Relações Públicas

  • Talita Corrêa

    Editora-Assistente

  • Estevão Soares

    Colunista

Arquivo

Assine nossa news e receba tudo em primeira mão

Observatório Feminino