Cultura

Poder Feminino: mulheres têm sido a chave para o desenvolvimento e crescimento da República Tcheca

10 de agosto de 2016

por Observatório Feminino

Oito mulheres que, a partir de um pequeno país na Europa Central, alcançaram a elite mundial. Orgulhosa delas, a República Tcheca comemora seus sucessos e nós fazemos questão de compartilhar os seus nomes. Conheça um pouco sobre cada uma dessas oito vitoriosas mulheres.

1. Madeleine Albright


Nasceu  em Praga em 1937. Seu pai era diplomata. Após sua estadia em Londres durante a Segunda Guerra Mundial, ela voltou com sua família à Tchecoslováquia, que abandonaram após o golpe comunista. Eles se mudaram para os Estados Unidos onde estudou ciência política. Graças ao seu profissionalismo, Bill Clinton nomeou-a embaixadora dos Estados Unidos para as Nações Unidas. Em 1997,  assumiu o cargo de Secretária de Estado dos Estados Unidos e se tornou a primeira mulher a ocupar esta posição. Seu trabalho foi reconhecido pelo atual presidente dos Estados Unidos Barack Obama, condecorando-a com a Medalha Presidencial da Liberdade – o maior prêmio civil do país.

-h

Madeleine Albright

2. Martina Navrátilová

Outra tcheca de Praga que  desenvolveu sua carreira nos Estados Unidos,  como tenista profissional. Ela começou a jogar para a Tchecoslováquia, em seguida  representou os EUA. Ganhou 59 torneios do Grand Slam e manteve o primeiro lugar no ranking mundial de tênis por 332 semanas. Como resultado, tornou-se uma das melhores jogadoras da história do tênis.

-g

Martina Navrátilová

3. Eva Ji?i?ná


A arquiteta Eva Ji?i?ná nasceu em Zlín (região da Morávia Central). Vivendo na Grã-Bretanha, nunca esqueceu que suas origens vêm da Morávia. Ela estudou em Praga e em 1968 foi estudar em Londres, onde permanece até hoje. O mundo a conhece graças ao seu projeto da recepção e entrada do Museu Victoria & Albert, em Londres. Entre seus trabalhos na República Tcheca estão alguns edifícios da Universidade de Tomáš Bata, em sua cidade natal, ou o interior da  premiada Casa Dançante, em Praga.

Eva Ji?i?ná, architektka, Top 25 žen ?eského byznysu, Zlín, 23. 11. 2012

4. Magadalena Kožená


Magdalena Kožená, nascida em Brno,  é cantora de ópera mundialmente conhecida. A famosa mezzosoprano ganhou o Concurso Musical de Mozart em Salzburgo (Áustria), que alavancou sua carreira. É considerada um dos pilares da música barroca que se  apresenta em todas as grandes casas líricas e festivais como Edimburgo, Roma, Munique, Barcelona ou no Metropolitan Opera House de Nova York.

Magadalena Kožená

5. Dagmar Pecková


Mezzosoprano. Nasceu perto de Chrudim (Boêmia do Leste). Durante sua carreira apresentou-se em Viena, Madri, Londres, Tóquio, Zurique, Montreal e Moscou. Participa regularmente dos maiores eventos musicais, como o Festival Internacional de Edimburgo ou o Festival de Salzburgo. Todos os anos atua na prestigiada Primavera de Praga, evento musical da República Tcheca, que é realizada sempre em maio.

Dagmar Pecková

6. Darja Klimentová
Bailarina tcheca
que, imediatamente depois de terminar seus estudos,  foi contratada pelo Teatro Nacional de Praga. Após uma série de vitórias em competições internacionais de balé, foi contratada pelo Ballet Kruik na Cidade do Cabo na África do Sul. Durante seis anos, ela também dançou como solista do Ballet Nacional da Escócia, em Glasgow; e a partir de  1996 para o Ballet Nacional Inglês, onde foi nomeada, em 1999,  primeira bailarina.

Daria Klimentova? was presented with a Critics' Circle Dance - 'Patron's Award' presented by Dame Beryl Grey at a special lunch in central London on 19th May 2011. Daria Klimentova? Prima Ballerina English National Ballet Photograph by Elliott Franks Contact: 15a Campbell Road London E3 4DS United Kingdom Tel 07802 537 220 elliott@elliottfranks.com 2011©Elliott Franks

7. Eliška Junková


Foi considerada uma das mulheres mais proeminentes na história do automobilismo. Nasceu em Olomouc (Moravia Central). Após conhecer seu  marido,  começou seu interesse por carros esportivos, especialmente Bugattis. No início, ela competiu como co-piloto, em seguida, tomou o lugar do condutor. Sua primeira corrida foi em 1923. Nos anos seguintes, ela conseguiu ganhar várias competições. Eliška tornou-se famosa em toda a Europa, sendo chamada de A Rainha do Pneu. Após a trágica morte de seu marido, em 1928, deixou a competição,  vendeu seus carros e retomou sua primeira paixão: viajar.

Eliška Junková

8. Františka Plamínková


Foi política, jornalista e organizadora do movimento de mulheres nacionais e internacionais. Lutou  para a emancipação das mulheres ainda  durante a Segunda Guerra Mundial. Ela foi executada em 1942, em Praga. Sua herança ideológica foi lembrada em 5 de fevereiro (nos 141  anos de seu nascimento) na página inicial do Google (Google Doodle).

Františka Plamínková

Imagens: Reprodução

Siga o OF no Twitter e no Instagram e curta a nossa página no Facebook 

Siga o OF no Twitter e no Instagram e curta a nossa página no Facebook 

Leia também:

Aumenta o público do cinema brasileiro no primeiro semestre de 2014
Festival MPB reúne grandes nomes da música nacional no Recife. Confira detalhes da programação e da ...
Televisão: 'Os dias eram assim' e 'Vade Retro' agitam programação da TV aberta

Pesquisar

Perfil

  • Ana Karla Gomes

    Editora Chefe

  • Rose Blanc

    Relações Públicas

  • Talita Corrêa

    Editora-Assistente

  • Estevão Soares

    Colunista

Arquivo

Assine nossa news e receba tudo em primeira mão

Observatório Feminino