Destaques

Rafaela Silva: a nossa judoca de ouro

1 de outubro de 2013

por Ana Karla Gomes

Imagens: Reprodução

Não foi preciso nem um minuto de tatame para ela mostrar a que veio, se tornando, em agosto deste ano, no Maracanãzinho, a primeira mulher brasileira campeã de um Mundial de Judô na categoria leve. O ippon na americana Marti Malloy foi a redenção da carioca da Cidade de Deus.

Sem dúvida, essa foi a melhor resposta da judoca Rafaela Silva, que após a sua comentada eliminação nas Olimpíadas de Londres, sofreu ofensas racistas em redes sociais, sendo chamada de “macaco” por ter sido derrotada na competição, fruto de um golpe ilegal.

Há dois anos, a garota, de 21 anos, também viu sua medalha de ouro escapar entre os dedos quando a japonesa Aiko Sato ocupou o primeiro lugar do pódio, no Mundial de Paris.

Provações anteriores, portanto, deram um sabor todo especial à consagração dessa guerreira canarinha, que ao conquistar a vitória, ajoelhou-se no tatame e chorou feito menina. Um choro de felicidade, de alívio, bonito de se ver.

O início de tudo

Rafaela Silva entrou na vida esportiva por acaso. A iniciação veio, através do futebol, ao bater bola com meninos, perto da sua casa, em Jacarepaguá. Seus pais já preocupados com o tempo de brincadeira na rua, decidiram que ela e a irmã Raquel teriam aulas de Judô, no Instituto Reação, criado pelo ex-atleta Flávio Canto. As irmãs logo se destacaram. Raquel, por sua vez, foi se afastando dos treinos aos poucos por causa de lesões nos joelhos e uma gravidez. Mas Rafaela felizmente seguiu firme no tatame. O ano de 2013 é a prova disso. Além de vencer o Mundial, a judoca também conquistou o ouro no Pan Americano de Judô.

Flávio Canto, responsável pela ONG Instituto Reação, e a sua pupila e campeã mundial Rafaela Silva.

Leia também os outros posts da série:

Maitena Burundarena, dos quadrinhos à literatura, uma explosão de talento

Shakira também dá show nas causas sociais

Leia também:

Herdeiro a caminho
Lacoste Hi-tech #Play
A menopausa é uma puberdade invertida

Pesquisar

Perfil

  • Ana Karla Gomes

    Editora Chefe

  • Rose Blanc

    Relações Públicas

  • Talita Corrêa

    Editora-Assistente

  • Estevão Soares

    Colunista

Arquivo

Assine nossa news e receba tudo em primeira mão

Observatório Feminino