Elas por Elas

Recomeçar faz parte da vida

15 de julho de 2016

por Observadora

Quem nunca precisou dar um basta em alguma coisa e recomeçar? Não é fácil pra ninguém porque muitas vezes significa fracasso, envolve perdas… Ninguém recomeça algo quando está dando certo. Você se dedica, se dá por inteiro e, de repente, você é demitido e vem aquela decepção, seu mundo vem abaixo, sua autoestima se esvai. É como se você não tivesse valor ou sua capacidade não fosse suficiente para o que se propunha fazer.

As situações são as mais variadas e todas elas envolvem a tristeza por algo que acabou ou que você desistiu de tentar dar continuidade. O que fazer? Reflita e busque entender o porquê disso tudo. Outros caminhos se abrirão pra você. Dê uma chance para o novo. Às vezes recomeçar é tudo que você precisa! Pegue as rédeas do seu destino, não se ressinta do que ficou para trás. Busque a coragem, a fé que existem dentro de você e se permita recomeçar.

Quantas e quantas vezes precisei de um recomeço! Hoje, sinto-me inteira, apesar dos pedaços que deixei pelo caminho. Recomeçar depois de perder o emprego dos meus sonhos; recomeçar quando o que eu acreditava ser pra sempre, simplesmente acabou e eu me vi só… Ao longo da vida a gente vai aprendendo e descobrindo o quanto é importante aceitar o recomeço, mas é preciso se jogar de corpo e alma nesse recomeço, sem revolta, sem angústia, sem lamentos.

Recomeçar faz parte da vida, mas nunca estamos preparados para seguirmos sozinhos depois de uma desilusão. Afinal, foram momentos inesquecíveis que envolviam sonhos e um amanhã onde esse amor não tem mais razões de ser. Acabou. Aí vêm a tristeza, as lágrimas, as frustrações, a saudade do que se viveu, do que se perdeu. Contudo, se não deu certo dessa vez, não se desencante com a vida, não deixe nas mãos dos outros a sua felicidade. Cabe a você decidir se quer ser feliz, não dê a ninguém esse poder.

E se acabou é porque não era tão verdadeiro assim. É hora de suspirar fundo, jogar a poeira pra cima e recomeçar. Para isso é preciso renovar a esperança, fazer uma faxina no coração e tirar as recordações que fazem sofrer. É hora de renovar as energias, de buscar novas companhias, de acreditar que poderá ser feliz. Querer é poder.

Jogue fora suas frustrações, suas inquietações, seus medos, seus erros, tudo que o consome e o impede de mudar, de se renovar, de seguir em frente. Não desista de você, não desista de ser feliz. Não seja atropelado por suas lembranças, por suas inseguranças, por seus temores.

“Pare de olhar para trás. Já sabe onde esteve. Agora precisa saber aonde vai”.

Não adie. Desafie a si mesmo. Não fraqueje. Não desista. Arrisque. Ouse. Reinvente. O amanhã o espera cheio de expectativas, cheio de promessas, cheio de vida. Não deu certo? Paciência! Não foi o que esperava? Quantas vezes a realidade não corresponde às nossas expectativas! Ultrapasse suas barreiras, vença seus medos, busque novos desejos, novos sonhos. A vida está aí para ser vivida. Não desperdice seu tempo, o pouco ou muito que ainda lhe resta. Apague o que deu errado e reescreva a sua história. É sempre tempo de recomeçar. É sempre tempo de ser feliz!

 

Josilene Corrêa  é jornalista e já escreveu para o OF artigos como A força transformadora do voluntariado

Imagens: reprodução

Siga o OF no Twitter e no Instagram e curta a nossa página no Facebook

Leia também:

"Quando os preparativos da festa de casamento separam os noivos e transformam o 'sim' num 'talv...
Por que um casamento sobrevive com a teoria da garrafa d'àgua?
Elogie mais

Pesquisar

Perfil

  • Ana Karla Gomes

    Editora Chefe

  • Rose Blanc

    Relações Públicas

  • Talita Corrêa

    Editora-Assistente

  • Estevão Soares

    Colunista

Arquivo

Assine nossa news e receba tudo em primeira mão

Observatório Feminino