Embarque Imediato

A geração que está largando tudo para viajar o mundo

22 de junho de 2017

por Observadora

 …

Não sei ao certo quando foi, mas há algum tempo atrás, um veículo de informações fez uma reportagem sobre mais um casal que havia largado a vida corporativa e viajado o mundo. Lembro de um comentário que me chamou bastante a atenção: “nossa, não aguento mais notícia desse povo que larga tudo pra viajar o mundo”.

Uma coisa é fato: cada vez mais pessoas estão abandonando carreiras promissoras, vagas de emprego disputadas e caindo na estrada e não há nenhuma, até hoje, que se arrependa de ter feito isso. Enquanto a famigerada geração Y corre atrás do tão sonhado status quo, há quem acredite que não encontrará sua felicidade até estar perambulando pelos meridianos.

Essa geração foi criada para o “sucesso”: estuda nas melhores escolas, aprende as melhores estratégias do mercado de trabalho, consegue bons estágios além de ter sido condicionada a acreditar que o sonho é um bom cargo em uma empresa de destaque, um endereço para se ter orgulho e o conforto de um bom automóvel. Doze horas de trabalho por dia e as complicações na saúde que uma jornada intensa traz “compensam”. Depois tira-se férias de dez dias na praia, com o celular do lado, caso o chefe resolva passar uma atividade de última hora.

Não é fácil se libertar das amarras sociais e não fazer aquilo que a sociedade espera de nós. Não é fácil caminhar contra a corrente. Há quem não entenda e nunca vai entender porque diabos alguém abriu mão de tudo para viajar. Também há quem queira, mas não tem coragem o suficiente, pois o primeiro passo é sempre o mais difícil. Nascemos em uma geração que deixou tudo preparado para nós, inclusive os nossos sonhos e a linha que separa o que realmente queremos do que aquilo que nos foi imposto é muito tênue.

Viajar é um aprendizado que jamais será ensinado de outra forma. Aprendemos não só novas culturas e novos costumes, mas também muito sobre nós mesmos. Nem os melhores divãs são capazes de nos fazer refletir tanto sobre a nossa própria existência e lugar no mundo do que os dias que passaremos na estrada.

Você busca seus sonhos ou os sonhos que sonharam pra você?

Bruna Sturzbecher é gaúcha, tradutora e cidadã do mundo.

..

Edição: Josilene Corrêa

Leia também:

Guia do Passageiro - Parte III
Guia do Passageiro - Parte 5
Santiago também pode ser destino de viagem para quem ama fazer compras

Pesquisar

Perfil

  • Ana Karla Gomes

    Editora Chefe

  • Rose Blanc

    Relações Públicas

  • Talita Corrêa

    Editora-Assistente

  • Estevão Soares

    Colunista

Arquivo

Assine nossa news e receba tudo em primeira mão

Observatório Feminino