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SPFW completa 20 anos. Confira como foi o primeiro dia da maior semana de moda nacional

14 de abril de 2015

por Estevão Soares

Foi dada a largada para a principal semana de moda do hemisfério sul, a São Paulo Fashion Week (SPFW), que, neste ano, em sua 39ª edição, comemora também 20 anos de existência. Como sempre comento, como só se passou o primeiro dia, é cedo para falarmos sobre tendências, afinal de contas, os desfiles acontecerão até o final da semana e, daqui para lá, tem muito a acontecer. Mas, ao mesmo tempo, não posso deixar de comentar o que de melhor apareceu nas passarelas para o verão 2016.

Desta vez, a SPFW exalta o “fazer” e o porquê da temática é explicado por Paulo Borges, nome forte do evento e quem propôs o assunto. Segundo ele, o poder das pessoas está no fazer, nos elos que se constroem a partir dessas relações. Sem dúvidas, um tema que tem tudo a ver com sucesso e a dimensão que o evento atingiu, algo que seria impossível sem o “querer fazer e realizar” de todos os que, de alguma forma, sempre se envolveram nele.

Com uma agenda intensa, a SPFW edição verão 2016 começou nesta segunda (13.04), não apenas com os desfiles na passarela, montada no Parque Cândido Portinari, mas também com ações que levam moda para toda a cidade de São Paulo, exibindo ainda exposições. No primeiro dia, Animale, UMA Raquel Davidowicz, TNG, PatBo (marca jovem da Patrícia Bonaldi) e Cavalera apresentaram suas coleções.

Confira como foram os desfiles, um a um:

Animale

Sob a direção do mestre da moda contemporânea, Vitorino Campos, a Animale apresentou uma coleção sofisticada, onde a mulher é ultra feminina e elegante, algo que Vitorino sempre fez muito bem. O preto e branco reinaram, juntos ou combinados, ganhando uma leitura arrojada. Tons cítricos, como o amarelo, por exemplo, algo que também vimos no Minas Trend, também marcaram presença.

Animale2 Animale3 Animale1

UMA Raquel Davidowicz

A UMA levou para a passarela uma referência bem contemporânea, onde mostrou uma coleção marcada pela sensualidade, presente na transparência e nas fendas, mas com um toque de androginia proveniente dos cortes com referência da alfaiataria masculina

 UMA1

UMA2

TNG

Manteve o ritmo de sempre e veio com uma coleção comercial, sem grandes novidades, o que torna os desfiles da marca um pouco cansativos. Como a TNG é grande, madura no mercado, com equipe de profissionais competentes, tinha tudo para se reinventarem a cada novo desfile, mas parece que optam por seguir uma mesma regra. Nada contra, mas também nada que mereça muitos aplausos.

TNG2TNG1

PatBo

A marca foi fiel à sua linha de raciocínio, onde a riqueza dos bordados sempre foi protagonista, porém soube reinventar-se, apresentando-os de uma nova forma: uma espécie de aplicação 3D, onde as flores, por exemplo, pareciam pular das roupas. A silhueta feminina foi representada pela inspiração da marca nos anos 60, com vestidinhos curtos, sequinhos, ombros à mostra. Preto, branco, tons cítricos e tonalidades fluor compuseram a proposta da grife.

PatBo1 PatBo2 PatBo3

Cavalera

A marca desfilou na área externa do Parque Villa Lobos, onde o gramado foi a passarela. Foi apresentada uma coleção com leve inspiração indígena, já que o som era forte mas as roupas meio dissonantes à atmosfera que se quis criar. O melhor do desfile foram os jeans, algo que eles sabem fazer muito bem. No mais, a ousadia de suas coleções casuais mantiveram-se presente como de costume, algo que é sempre um acerto da Cavalera.

Cavalera1 Cavalera2

Imagens: FFW

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