Noivas

Chá Bar, Chámadrinha, Chá de Cozinha ou de Lingerie: as invencionices do pré-casamento #noivaOF

16 de julho de 2015

por Talita Corrêa

serie noivas cha

Casar anda tão na moda que dizer o “sim” não basta. Antes do grande dia, uma série de compromissos e invencionices transformam a vida dos noivos numa verdadeira maratona pré-wedding. A ideia é fazer com que a fase de comemorações e celebrações dure mais, não ficando restrita apenas ao dia da festa que, normalmente, passa voando, como num piscar de olhos.

Para o casal de hoje, o tal ritual de mudança de status ficou mais longo, mais cheio de lembranças e de missões, e podendo começar com meses de antecedência. Algumas tradições um pouco mais “antigas”, como o Chá de Cozinha, foram reinventadas, ao passo que novas ideias de reuniões antes do casório foram chegando. O tipo dessas festinhas costuma depender muito do perfil do próprio casal. O ideal é que os noivos não escolham mais que um estilo de comemoração até o dia D.  Afinal, esses encontros costumam requerer tempo e organização dos noivos – ou dos parentes e padrinhos – e certo investimento extra dos convidados, já que envolvem quase sempre uma segunda lista de pequenos presentes.

Para quem quer entrar na onda, mas ainda não sabe como, segue uma lista de ideias para noivos e noivas animados.

 

noivinhos1 Chá Bar: essa talvez seja a opção mais democrática de todas. O Chá Bar parece muito com o famoso Chá de Panela (ou de cozinha). Mas tem uma lista de presentes que inclui itens mais masculinos, para bar e churrasco, por exemplo (não que esse sexismo hoje faça muito sentido, aliás). Os noivos costumam fazer um almoço ou feijoada mais informal, com bebida e música para amigos mais próximos. A lista de pequenos presentes é feita independentemente da lista de presentes oficiais do casamento, e  é divulgada em um convite à parte.

 

noivinhaChá de Lingerie: uma invencionice mais recente, o Chá de Lingerie significa um momento mas íntimo e descontraído entre a noiva e suas melhores amigas. Na maioria dos casos, quem organiza a festinha são as madrinhas, que pensam em surpresas e brincadeiras divertidas para a reunião. A lista de presentes, como já diz o nome, inclui peças íntimas, mais românticas e picantes. O encontro costuma ser regado a champanhe e ter muitos doces para a mulherada. Muita gente costuma contratar representantes de sexshops para bater um papo descontraído com as participantes. Em Recife, a blogueira Gedai Silton, dona da Secrets Lingerie & Sex Store, é famosa por conduzir chás de lingerie com animação e muitas dicas sobre sexo, vida a dois e sensualidade.

 

noivinhaChá de Cozinha (ou Chá de Panela): é mais tradicional e conhecido entre as noivas. A festinha costuma ser mais íntima e tranquila, incluindo parentes e amigas mais próximas. Bolos, salgados e doces fazem parte da reunião, que ainda pode incluir brincadeiras, surpresas e músicas. A lista de presentes inclui itens simples de cozinha, como caçarolas, assadeiras, raladores, etc. Geralmente as noivas pensam em lembrancinhas temáticas para entregar às participantes. Panelinhas de brigadeiro, cadernos de receitas e aventais personalizados são as ideias mais comuns.

 

noivinhos1Charnaval ou Charraiá: os chás temáticos são opção para quem vai casar num momento próximo a datas comemorativas, como São João e Carnaval. A vantagem é que os convidados podem ir à festa caracterizados e a decoração pode ser mais caprichada e criativa. Quem não vai casar em nenhuma dessas épocas do ano, ainda pode pensar em temas como “boteco”, baile de máscaras e festa à fantasia.

 

noivinhaChámadrinhas: como o nome sugere, o chámadrinha é feito exclusivamente para as madrinhas da noiva, e configura um momento mais íntimo entre elas. Uma noite para conversar, dar risada e trocar conselhos. Muitas noivas costumam reservar quartos de hotel ou motel para reunir as amigas numa espécie de festa do pijama reinventada, que precisa incluir um cardápio cheio de gordices. Os presentes ficam a critério de cada madrinha, mas, geralmente, são coisas mais carregadas de carinho e significado.

 

noivinhos1Day SPA: outra moda recente (e chique), o Day SPA costuma juntar o Clube do Bolinha e o Clube da Luluzinha numa coisa só. Muitos Spas, como o Shine SPA, do Sheraton Reserva do Paiva, próximo a Recife, oferecem pacotes unissex de massagens e tratamentos relaxantes, que podem ser desfrutados por madrinhas e padrinhos simultaneamente, mas em espaços diferentes. Depois da sessão de mimos, os dois grupos podem se reunir num espaço em comum para confraternizar.

 

noivinhos1

Chá de Barnela e Chá de Bargerie: são misturas pensadas para juntar numa mesma ocasião os amigos dos noivos e das noivas. É uma opção válida para quando o casal tem muitos amigos em comum, que convivem bem ou têm intimidade. A alternativa também é ideal para quem quer economizar com apenas uma reunião pré-wedding. Afinal, o valor médio gasto em cada um desses encontros é R$ 1 mil. A despesa varia de acordo com o tamanho da festa, que pode ter até banda, ou DJ, e um fotógrafo profissional.

 

noivinhos1Despedida de Solteiro: motivo de discórdia entre muitos casais, a despedida de solteiro não precisa significar uma noite de excessos e segredos. Muitos casais têm programado despedidas que duram finais de semana inteiros em pequenas viagens ao litoral, por exemplo. Padrinhos e madrinhas escolhem o mesmo destino, mas ficam em hotéis diferentes e fazem programações diferentes, só se encontrando no final do passeio.

 

noivinhos1PiqueChá: uma ideia também mais moderninha, o PiqueChá embarca nessa onda de piqueniques ao ar livre, que tem tomado conta das grandes cidades. A reunião envolve comidinhas mais leves e saudáveis, lembrancinhas personalizadas e uma decoração com direito a toalha xadrez e cesta de vime.

 

 –

Observe mais a série NoivaOF#:

Vai casar? Saiba como evitar estresse antes do casamento e aproveitar ao máximo a lua de mel 

Organizar casamento é para os fortes 

Seis ideias para eternizar a festa de casamento 

Imagens: reprodução

Siga o OF no Twitter e no Instagram e curta a nossa página no Facebook

Leia também:

Procon lança manual para noivos
Chapéus em casamentos: como usá-los?
Casamento no civil pede look discreto. Se você está noiva, saiba o que vestir na ocasião

Pesquisar

Perfil

  • Ana Karla Gomes

    Editora Chefe

  • Rose Blanc

    Relações Públicas

  • Talita Corrêa

    Editora-Assistente

  • Estevão Soares

    Colunista

Arquivo

Assine nossa news e receba tudo em primeira mão

Observatório Feminino