Noivas

Presente de casamento: como noivas e convidados devem lidar com essa questão?

22 de agosto de 2015

por Estevão Soares

Uma festa de casamento não pode se tornar um transtorno para os noivos, e muito menos para os convidados. Um detalhe em especial, que costuma causar dor de cabeça em ambos os lados, está relacionado ao presente. De uma parte, o casal não sabe como indicar como ser presenteado e, por vezes, acaba metendo os pés pelas mãos, criando uma situação constrangedora para quem recebe o convite. Da outra, quem vai à festa muitas vezes se depara com inúmeras variantes ( como noivos que estão de malas prontas para morar em outra cidade ou já moram juntos e não precisam de itens comuns para montar uma casa). Mas, então, o que é certo fazer, para presentear e ser presenteado com tranquilidade e qualidade? É isso que vamos buscar responder em alguns tópicos no post de hoje.

Vamos aos fatos:

– Primeiro de tudo, é importante ambos terem a noção de que o presente não é uma obrigação. Uma festa de casamento não pode ser condicionada ao presente, que por sua vez, representa um gesto de carinho, prestígio e afetividade. É errado então montar uma lista? Digamos que não é a coisa mais elegante, porém, virou um costume que acaba facilitando a vida dos convidados, pois acaba dando um norte quanto as necessidades e gostos do casal, que, sinceramente, já devem ser conhecidos por aqueles que estarão o prestigiando. Não imponha sua lista de forma alguma a ninguém.

presente

– Noivos, pedir dinheiro não dá, ok? Seu casamento não faz parte de uma negociação. Quem vai a sua festa, vai porque gosta e você está convidando justamente porque querer tê-los por perto neste momento especial. Então, vamos tratar as coisas de forma menos impessoal, onde o envolvimento pessoal é necessário, e para isso, o dinheiro nem sempre colabora.

alianças

– Se você, convidado, sabe que um dos noivos está casando pela segunda vez ou já mora sozinho, e já tem casa pronta, não se desespere. Dificilmente algum item para casa será oportuno, pois os pombinhos já estarão, mesmo que individualmente, com seus lares formados. Se quiser dar algo para casa, que sejam coisas decorativas e que façam algum sentido, do tipo, um porta retrato para colocarem as fotos da nova família ou uma luminária moderna e ao mesmo tempo minimalista, que se adeque bem nas mais variadas decorações.

O segredo é surpreender. Invista também em uma coletânea de livros com destinos incríveis para os quais eles adorariam ir ou até um voucher para curtirem uma degustação de vinhos e queijos a dois em um restaurante que você saiba que eles curtem.

porta retrato

– Agora, mesmo os noivos que já foram casados podem querer ainda mobiliar a casa e, para esses, valem ainda os presentes tradicionais: taças, faqueiro, jogo de pratos, etc. Isso vale ainda mais para aqueles que estão casando pela primeira vez, pois um suporte na estruturação da casa é sempre bem vindo, sem falar que eles sempre lembrarão de quem lhes deu aquele presente quando forem usar, o que de fato é a grande graça de presentear e ser presenteado nessa questão.

presente 1

– Noivos, se vocês após o casamento vão morar longe, não se esqueçam de por a lista em uma loja que faça entregas interestaduais. Mais uma vez não peça dinheiro, porém você, convidado, sinta-se a vontade para dá dinheiro como presente. Soa educado, é mais prático – pois os noivos poderão comprar o que quiserem, onde estiverem –   e não se preocupe que os convidados não vão achar ofensivo.

dinheiro

– Por fim, uma tendência atual e divertida fica por conta da criação de sites personalizados para os noivos. Empresas como a ICasei – a mesma usada por nossa editora assistente, Talita, que vai casar em setembro deste ano com Carlos – oferecem a hospedagem de páginas de casamento com fotos do casal, dicas de transporte, mapa de localização, dress code, e outras informações que podem ser procuradas de maneira leve e descompromissada pelos convidados. Muitas vezes, entre elas, está uma aba com a lista virtual de itens que podem ser comprados através do próprio site. Uma maneira delicada e simpática de sugerir, mas não impor, o presente.

Imagens: Reprodução

Leia também:

Entenda o uso do terço em casamentos religiosos
Convidados para casamento em cruzeiro: entenda essa novidade e saiba o que usar
Mês das noivas: 'Com que buquê eu vou?!'

Pesquisar

Perfil

  • Ana Karla Gomes

    Editora Chefe

  • Rose Blanc

    Relações Públicas

  • Talita Corrêa

    Editora-Assistente

  • Estevão Soares

    Colunista

Arquivo

Assine nossa news e receba tudo em primeira mão

Observatório Feminino