Noivas

Vai casar? Saiba como evitar estresse antes do casamento e aproveitar ao máximo a lua de mel #noivaOF

25 de junho de 2015

por Talita Corrêa

sérienoivaOF texto respira

 

O evento que juntou lançamento do livro “Casar Frescura” e bate-papo do OF com a jornalista Claudia Matarazzo – realizado em recife, no último dia 11 – serviu para que muitas noivinhas tirassem uma série de dúvidas sobre organização de casamento. Questões relacionadas à montagem da mesa de doces, lista de convidados e valor gasto na festa foram levantadas pelo público e esclarecidas por Claudia, que é grande especialista em etiqueta e comportamento social.

Mas as inseguranças e medos de quem vai dizer o “sim” começam muito antes – talvez até anos – do grande dia. Detalhes do planejamento e perguntas sobre o pós-casamento (que geralmente  inclui lua de mel e mudança de casa) também enchem a cabeça dos noivos e noivas de hoje.

Cerimonialista e mentora do PACAE – Programa de Aprendizagem para Cerimonialista e Assessores de eventos – Talita Uoya montou uma verdadeira cartilha para os observadores que querem  evitar estresse antes do casamento e aproveitar ao máximo a viagem depois da festa.

Antes de tomar algumas decisões, os noivos precisam se preparar para o orçamento estipulado. “É importante que o casal já tenha ciência do quanto estão dispostos a investir para ter a cerimônia que desejam, assim, evitam gastos desnecessários e até mesmo dívidas após o casamento”, adverte.

Durante a organização é normal que os noivos entrem em conflito em relação aos preparativos do casamento. Talita aconselha que “Ter a consultoria de especialistas à disposição pode ser fundamental para orientar sobre qual decisão é melhor para o evento. O casamento é uma data especial que precisa ser a mais prazerosa possível”.

 

Confira as dicas da assessora para minimizar o estresse do casal:

 

12 meses antes

– Decida onde vão morar;
– Marque a data do casamento;
– Comece a lista de convidados;
– Defina as características do casamento;
– Escolha e reserve a igreja;
– Escolha o espaço/Buffet;
– Inicie o enxoval.

 

10 a 8 meses antes

– Defina o destino da lua de mel;
– Escolha o vestido de noiva e sapato;
– Escolha as empresas de: foto e filmagem, decoração, músicos para a cerimônia e para a recepção;

 

6 a 4 meses antes

– Escolha as empresas de: convites, lembrancinhas, doces, bolo, bem-casados, traje do noivo, alianças;
– Escolha e convide os padrinhos do casamento e damas/pajens;
– Defina a roupa dos padrinhos, madrinhas, damas e pajens.

 

3 a 2 meses antes

– Providencie os documentos necessários para o casamento;
– Marque a data do civil;
– Monte a lista de presentes;
– Defina seu penteado, acessórios para a cabeça e maquiagem;
– Escolha o carro dos noivos e buquê;
– Comece a entrega dos convites;
– Reserve a noite de núpcias;
– Marque o chá de cozinha para um mês antes do casamento.

 

1 mês antes

– Inicie as reuniões finais com os fornecedores;
– Inicie um serviço de RSVP (Se necessário);
– Entregue todos os convites;
– Comece a mudança para a casa nova.

 

15 dias antes

– Você já pode começar a arrumar a mala da viagem;
– Faça a última prova do vestido;
– Cheque a mudança de nome nos documentos;
– Inicie os tratamentos estéticos pré-casamento (Limpeza de pele, depilação, etc);
– Faça um teste de penteado e maquiagem.

 

No dia do casamento

– Vá para o dia da noiva e para o dia do noivo. Aproveitem, relaxem e curtam cada minuto desse dia tão especial.

“Também é importante que o casal tenha um dia da semana ou alguns momentos a sós e com os amigos. É fundamental se distraírem para diminuir a ansiedade pré-casamento e continuarem a organização de forma harmoniosa e equilibrada” aconselha a cerimonialista.

 

Pós-casamento

Depois da cerimônia e da festa, chega a hora dos pombinhos relaxarem e desfrutarem da romântica lua de mel. E para que não haja tanto estresse com a organização da viagem, Talita também apresenta dicas para que tudo seja perfeito.

Para não ter dor de cabeça depois do casamento, estipular um gasto com a viagem é primordial. Isso evita que o casal já inicie a vida a dois no vermelho. “Para que isso não ocorra, é preciso orçar todos os gastos que estão dispostos a ter durante a lua de mel, não se esquecendo da alimentação e passeios. Uma planilha pode ajudar para que nenhum item fique de fora”, propõe a assessora.

Depois do orçamento, chega a hora de definir o destino, o lugar que seja bom para ambos aproveitarem todos os momentos juntos. “Para os casais que não sentem segurança em viajar por conta, uma boa opção é contratar pacotes específicos para lua de mel que são oferecidos em algumas agências de viagem. Inclusive, algumas apresentam sistema de cotas, onde os convidados como exemplo, podem presentear com valores para o destino escolhido ajudando na economia do casal”, comenta a cerimonialista, que acrescenta: “vale lembrar que para lugares fora do país, os noivos precisam se informar sobre os detalhes burocráticos e que levam tempo, como: passaporte, vistos e vacinas”.

Alguns casais optam em viajar assim que acaba a festa o que pode se tornar uma coisa bem cansativa, o ideal é esperar dois dias para que possam desfrutar sem estarem exaustos.

Elaborar um roteiro com pontos turísticos, restaurantes, vida noturna pode ajudar para que aproveitem bem a viagem e estadia. “Além disso, é importante destacar que em alguns países, principalmente do Caribe, queridinho dos casais, tem rota de furacões e tornados, é preciso uma boa pesquisa para fugir dessa época do ano”, aconselha Talita.

Para hospedagem uma boa ideia são hotéis que apresentam serviços com sistema All Inclusive (com café da manhã, almoço e jantar) para ficar longe de preocupações.

Talita Uoya é assessora e cerimonialista de casamentos e está a frente da empresa “Talita Uoya | Assessoria e Cerimonial em Eventos“, que atua há cinco anos com organização de casamentos em SP e em outras cidades.

Observe mais a série NoivaOF#: Organizar casamento é para os fortes

Seis ideias para eternizar a festa de casamento

Imagens: reprodução

Siga o OF no Twitter e no Instagram e curta a nossa página no Facebook

Leia também:

Suba ao altar cheia de estilo!
Procon lança manual para noivos
Mês das noivas: 'Com que buquê eu vou?!'

Pesquisar

Perfil

  • Ana Karla Gomes

    Editora Chefe

  • Rose Blanc

    Relações Públicas

  • Talita Corrêa

    Editora-Assistente

  • Estevão Soares

    Colunista

Arquivo

Assine nossa news e receba tudo em primeira mão

Observatório Feminino