Cultura

TOP 5: Filmes com Mulheres Fortes

20 de março de 2016

por Observadora

ssssssss
=

Ainda em comemoração ao Mês da Mulher, selecionamos alguns filmes que trazem protagonistas fortes e independentes, representando com muita dignidade o nosso gênero. Claro que são apenas alguns filmes, dentre tantos que temos por aí. Fiquem à vontade para dar outras dicas nos comentários.

=

=

Frozen – Uma Aventura Congelante

=
Sim, é um desenho animado. Mas o que dizer de Elsa e sua irmã Anna que são as protagonistas guerreiras deste filme e salvam a pátria sem precisar de nenhum homem? Acho que um dos momentos mais históricos deste filme, principalmente levando em conta todo o background que a Disney tem de princesas indefesas que precisam que os príncipes as salvem, é quando Anna conhece Hans e logo já quer casar com ele. Ultrajada, Elsa solta a seguinte frase: “Mas você acabou de conhecê-lo e já quer casar?”. Este momento traduz toda a mudança de cenário que a Disney se adaptou, trazendo ainda a primeira mulher a dirigir um longa-metragem de animação produzido pela Walt Disney Pictures, Jennifer Lee.

=

erin-brockovich-di

=

Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento

=
Outro filme que mostra muito da força feminina e seu potencial de mudança. Erin é uma batalhadora mãe de três filhos, que se envolve em um acidente de trânsito. Ela processa o médico que a feriu no caso, mas perde a causa por conta de seu comportamento no tribunal. Entre outras circunstâncias, ela pede ao seu advogado que lhe consiga um emprego, já que ele tinha dito que tudo ia dar certo quanto ao processo. Então, ela começa a trabalhar no escritório de advocacia dele. Logo, Erin se depara com um caso em que, possivelmente, uma empresa de energia está poluindo as águas subterrâneas da região. Enfrentando todos e o preconceito, principalmente, por conta de suas roupas, Erin consegue expor um caso surpreendente de contaminação. Tudo isso baseado em uma história real e que rendeu a Julia Roberts o Oscar de Melhor Atriz.

=

maxresdefault

=

As Horas

=
O filme se passa em três momentos diferentes, mostrando três mulheres vivenciando situações de forte emoção em que precisam ser fortes e lidar com os contratempos. Elas estão ligadas ao livro Mrs. Dalloway, da escritora Virginia Woolf. Unindo um elenco nada menos que espetacular, com Julianne Moore, Meryl Streep e Nicole Kidman, o que nos deparamos é com três protagonistas especiais e cheias de força, que envolvem o espectador em cenas incríveis e mostram o poderio feminino. Não é à toa que o longa foi aclamado pela crítica e reconhecido pelas premiações de cinema no mundo inteiro, como o Oscar, Festival de Berlim, BAFTA, César etc.

=

MazMax_Furiosa

=

Mad Max – Estrada da Fúria

=
Não estamos aqui para falar de Max, uma vez que ele, embora protagonista, perde o brilho no filme para uma “coadjuvante” em particular. A Imperatriz Furiosa, interpretada por Charlize Theron, é uma das personagens mais icônicas dos últimos anos. Ela representa não apenas a força feminina, como foge do estereótipo de que somos frágeis e precisamos ser resgatadas. Por mais que ela conte com o suporte de Max, ela conduz toda a trama. As cenas em que aparece, a personagem é, sem dúvida, a protagonista. Ela é forte, independente e simplesmente sensacional. Ainda lamentamos a sua não indicação ao Oscar e dá aquela sensação de injustiça e machismo da academia, talvez (?). O fato é que agradecemos a George Miller por nos presentear com essa personagem tão marcante e significativa.

=

volver

=

Volver

=
Neste longa de Pedro Almodóvar, a protagonista é ninguém menos que Penélope Cruz. Ela representa Raimunda, uma jovem que é mãe de uma adolescente e tem um marido desempregado que ainda é violento. Tendo que acumular vários empregos para sustentar a família, Raimunda um dia se depara com o marido morto na cozinha. Sua filha confessou que matou o pai depois que ele, bêbado, tentou abusar sexualmente dela. Raimunda então luta para encontrar uma forma de proteger a filha. A protagonista é fortíssima e cheia de personalidade, contando ainda com o suporte da irmã, Sole, que também tem o perfil independente.

=

=

Marcela Gelinski é jornalista, cinéfila, amante de vampiros, apaixonada por pipoca, fã de livros, viciada em Friends e crente em conto de fadas. Ela compartilha sua paixão por cinema no Coisa de Cinéfilo.

Siga o OF no Twitter e no Instagram e curta a nossa página no Facebook

Leia também:

Música: CD de estreia da Banda do Mar é a melhor surpresa de 2014
Ano Novo Chinês: conheça as tradições milenares que marcam a data
Blake Lively luta contra tubarão no acertado "Águas rasas"

Pesquisar

Perfil

  • Ana Karla Gomes

    Editora Chefe

  • Rose Blanc

    Relações Públicas

  • Talita Corrêa

    Editora-Assistente

  • Estevão Soares

    Colunista

Arquivo

Assine nossa news e receba tudo em primeira mão

Observatório Feminino