Observatório Feminino

Liberdade, Liberdade: dentre altos e baixos, cena de sexo gay foi sensível e acertou no tom

14 de julho de 2016

por Estevão Soares

A televisão é um veículo de mídia massificado, logo, alcança de Norte a Sul pessoas dos mais variados níveis sociais e intelectuais, de modo que não dá para exigir que todos tenham a mesma mentalidade. Com isso, a TV fica em um nítido fogo cruzado, entre os que cobram um posicionamento mais firme em relação às polêmicas da sociedade atual e os muitos que ainda prezam por uma “normatividade” na programação.

andre e tolentino 3

Com “Liberdade, Liberdade”, atual folhetim das 23h na Globo, a primeira cena de sexo gay na TV aberta foi ao ar. Enquanto muitos reclamaram na internet que faltou algo a mais no romance de André (Caio Blat) e Tolentino (Ricardo Pereira), foi nítida a sensibilidade com a qual a cena foi conduzida. Logo, a possibilidade de conquistar um público mais “mente fechada” ganha um novo impulso.

Muito cautelosa, a novela mostrou com um ar poético a relação entre os personagens. Apesar de não apresentar nada muito novo na abordagem do assunto, acho que o tom foi o adequado à pegada da trama e o perfil dos personagens envolvidos, diferente de “Verdades Secretas”, que com uma pegada mais frenética, comportou uma cena mais quente entre Anthony (Reynaldo Giannechini) e Maurice (Fernando Eiras) com banho insinuante, muito champanhe e uma onda fetichista.

vs 1

Anthony e Maurice em Verdades Secretas

Anthony e Maurice em Verdades Secretas

Achei a cena agradável e na minha opinião não lhe faltou nada. Só deixo a minha observação: é uma pena que algo natural ainda seja trabalhado como uma “polêmica” que levanta ibope e que chama tanta atenção. Mas até dá para compreender, se voltarmos ao início do texto, onde expus a massificação do veículo. Imagine você, se o próprio sexo para uma parcela desses ainda é considerado tabu, que dirá todas as outras possibilidades que envolvem as relações humanas.

A história assinada por Mário Teixeira caminha em sua reta final e a trama entre André e Tolentino promete ainda causar frisson, inclusive com a chegada de um terceiro nome entre eles chamado Otto, que vai agitar a relação e mexer ainda mais com os sentimentos deles. Vamos aguardar o que vem por aí e esse triângulo amoroso que será formado.

andre e tolentino 1

Imagens: Reprodução

Siga o OF no Twitter e no Instagram e curta a nossa página no Facebook

 

Leia também:

A Campus Party Recife 2013 se encerra hoje como mais uma edição de sucesso
Meu pedacinho de chão: um sonho televisionado alinhado à realidade
São João 2017: Odontolandia foi bastante prestigiada em sua edição 2017

Pesquisar

Perfil

  • Ana Karla Gomes

    Editora Chefe

  • Rose Blanc

    Relações Públicas

  • Talita Corrêa

    Editora-Assistente

  • Estevão Soares

    Colunista

Arquivo

Assine nossa news e receba tudo em primeira mão

Observatório Feminino