Variedades

Busca Ativa volta às ruas para garantir universalização do acesso à educação em Jaboatão

11 de setembro de 2015

por Ana Karla Gomes

busca1-660x330 (570x285)
Na manhã desta sexta-feira (11), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lançou a etapa 2015 do programa Busca Ativa, que realiza mutirões nas sete regionais do município visitando famílias em busca de crianças que estejam sem estudar.

O foco do programa é encontrar crianças de 4 e 5 anos que não estejam matriculadas na escola e, assim, garantir o acesso delas à educação, garantindo a universalização do ensino. Atualmente, o governo municipal atende a 5.593 crianças dessa faixa etária, e ainda dispõe de 631 vagas nas escolas da rede de ensino.

Outra ação do Busca Ativa é a visita às residências das crianças que estão há mais de três dias seguidos sem frequentar a escola. Neste caso, os responsáveis são convocados para comparecerem às unidades de ensino.

De acordo com secretário executivo de Educação, Francisco Amorim, na primeira etapa do programa foram localizadas 658 crianças que estavam sem estudar e foram matriculada na rede municipal. “Além das crianças, através dos motoboys, conseguimos evitar que 498 adolescentes evadissem da rede. O sucesso foi grande e estamos fazendo a segunda parte, um pente fino para garantir que não haja criança sem estudar em Jaboatão”, diz.

“Desta vez, vamos reforçar o mapeamento e trazer para a rede de ensino as que completaram 4 anos. Além de informar à população que temos vagas para estas crianças e que as pessoas podem nos ajudar nessa busca. Nós precisamos garantir acesso, permanência e sucesso dos alunos, o Busca Ativa contribui tanto no acesso quanto na permanência, o que é de extrema importância”, completou.

Cerca de 1.400 voluntários participaram de uma capacitação para aplicar o questionário do Busca Ativa. A formação foi desenvolvida pelas equipes da educação lotadas nas sedes das Regionais e pela Gerência de Educação infantil.

Imagem: Marcelo Ferreira/PJG

Siga o OF no Twitter e no Instagram e curta a nossa página no Facebook

Leia também:

Cafeína: aposte nessa substância e combata a celulite!
A Campus Party Recife 2013 se encerra hoje como mais uma edição de sucesso
Tem pessoas que nos dão muros no lugar de pontes

Pesquisar

Perfil

  • Ana Karla Gomes

    Editora Chefe

  • Rose Blanc

    Relações Públicas

  • Talita Corrêa

    Editora-Assistente

  • Estevão Soares

    Colunista

Arquivo

Assine nossa news e receba tudo em primeira mão

Observatório Feminino