Variedades

Pernambucanos desenvolvem aplicativo que ajuda o eleitor a escolher seu candidato a deputado

27 de setembro de 2014

por Talita Corrêa

Que atire o primeiro título de eleitor quem nunca deixou – pelo menos uma vez na vida – para decidir seu voto em cima da hora. Uma pesquisa Datafolha  publicada há uma semana mostrou que 72% do eleitorado brasileiro ainda não havia escolhido em quem votar para deputado federal e 69% ainda não tinha resolvido seu deputado estadual. Às vésperas das eleições 2014 – previstas para 5 de outubro – é possível que esse quadro não tenha mudado muito. Só em Pernambuco  existem mais de 700 pessoas tentando uma vaga para deputado estadual ou federal.

Muitos desses candidatos não têm recursos para investir na divulgação de suas propostas, nem tempo para expô-las nos horários eleitorais gratuitos. É natural que o eleitor se sinta confuso ao escolher seu representante e caia nas armadilhas das famosas indicações de voto.

Pensando nisso que o recifense Antonio Aureliano, analista de sistemas, resolveu desenvolver, com a ajuda de um colega, o engenheiro de software José Alves, um aplicativo que ajudasse as pessoas a pesquisar, filtrar e analisar as propostas dos postulantes ao cargo de deputado em Pernambuco. O #Quem representa você começou a ser pensado há de dois meses, saiu do papel, e entrou para o mundo online há mais ou menos uma semana. A fanpage do app, que está disponível gratuitamente na Google Play Store,  já tem quase mil seguidores. É a primeira vez que alguém reúne propostas de candidatos a deputados para facilitar a decisão dos eleitores e, o que era uma ideia simples, relacionada à vontade de iniciar um pequeno e novo movimento de conscientização política, deu tão certo que já pensa em ganhar outros terrenos.

“Estamos muito felizes com a receptividade geral, tanto dos candidatos quanto por parte do público, principal foco da nossa iniciativa. Sempre que apresentamos o nosso aplicativo, somos saudados pela forma eficiente que disponibilizamos e organizamos a busca pelas propostas. O comentário por parte dos usuários da ferramenta alinha perfeitamente com a nossa motivação ao construi-la: o eleitor sempre quis saber quais deputados defendem as suas ideias, mas sempre votou por indicação, sem saber realmente em quem votar. A conjuntura dos dias atuais exige que a informação seja disponibilizada de forma rápida e organizada para que o eleitor encontre rapidamente quem o representa e cabe ao político apresentar claramente qual o seu objetivo ao se candidatar para que daqui a quatro anos o eleitor possa lembrar porque votou naquele candidato. A expectativa já em 2016 é utilizar o aplicativo nas eleições para vereador, alcançando os 100 maiores municípios do Brasil. Ainda essa semana estamos disponibilizando o aplicativo não só para smarthpones de maior share no mercado, como Android, IOS e Windows Phone, mas também podendo ser acessado através do computador, com funcionalidades especiais para acadêmicos e pesquisadores”, resume Antônio em entrevista ao OF.

Uma busca rápida pelo aplicativo, que já foi aprovado e elogiado por candidatos como Betinho Gomes, Luciana Santos, Priscila Krause e Fernando Ferro,  já fornece panoramas curiosos sobre a disputa entre os pernambucanos: músicos, policiais, profissionais de saúde, agricultores, rodoviários, professores e pequenos empresários são as classes mais citadas nas listas de propostas dos candidatos. Mais: pelo menos 5% dos mais de 700 candidatos aos cargos de deputado federal e estadual em Pernambuco têm propostas de governo relacionadas à disseminação e valorização dos princípios cristãos. Comunicação, aviação civil e legalização das drogas são algumas das áreas de atuação política menos previstas nas legislaturas dos postulantes. Já interiorização do Estado e desenvolvimento econômico do Sertão e do Agreste pernambucano são as bandeiras mais recorrentes nas proposições.

Os candidatos podem acessar o site do #Quem representa você? para acrescentar propostas e/ou outras informações sobre sua candidatura.

 

 

 

Imagens: reprodução

Observe mais: Betinho Gomes propõe que a mudança da cultura de violência nos estádios de futebol comece por Pernambuco

Siga o OF no Twitter e no Instagram e curta a nossa página no Facebook

 

 

 

 

Leia também:

Casamento coletivo reúne 28 casais com colaboração de universitários no Recife
As crianças estão no sal
Um 'awe' ao Domingos Montagner...

Pesquisar

Perfil

  • Ana Karla Gomes

    Editora Chefe

  • Rose Blanc

    Relações Públicas

  • Talita Corrêa

    Editora-Assistente

  • Estevão Soares

    Colunista

Arquivo

Assine nossa news e receba tudo em primeira mão

Observatório Feminino