Variedades

Prefeitura do Jaboatão convocou o Exército no auxílio às vítimas das chuvas. Saiba como ajudar os desalojados com doações

6 de julho de 2015

por Ana Karla Gomes

Neste fim de semana, a Região Metropolitana do Recife foi castigada com muita chuva, especialmente da sexta-feira (3) para o sábado (4). Diante da grande quantidade de famílias precisando de resgate, o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, chegou a solicitar o auxílio do Exército Brasileiro, principalmente com botes salva vidas, carros altos e efetivo para ajudar o município no auxílio às vítimas da enchente.

Só na noite já citada, choveu o equivalente à quantidade que caiu em todo mês de julho do ano passado. Só em Jaboatão dos Guararapes, foram 99 mm, gerando, com isso, saturação do solo e provocando deslizamentos e alagamentos.

Diante desses fatores, Elias Gomes assinou decreto instituindo estado de Alerta Máximo em Jaboatão, intensificando o trabalho de atendimento às demandas. “Mobilizamos nossa equipe para dar assistência a toda a população e intensificar as ações da Defesa Civil, visando garantir a segurança de nossos cidadãos”, explicou Elias Gomes.

Segundo dados da Defesa Civil municipal, a soma da precipitação do mês de junho com o que choveu até agora já chega a 535 mm. Só no período de 29 de junho a este sábado (4/7), o índice chegou a 259 mm. Com essa quantidade de água, o órgão registrou no mês de junho 92 deslizamentos e, só nos últimos dias, 28 famílias foram removidas de áreas de morro. Além disso, estima-se que cerca de 650 famílias ficaram desalojadas no fim de semana.

Atualmente, Jaboatão tem 11.646 pontos de risco, sendo 7.800 deles em barreiras, e o restante suscetíveis a alagamentos. No total, segundo o secretário de Ordem Pública e Segurança Cidadã do município, Elmo Freitas, foram 42 ocorrências sem vítimas fatais.

SOLIDARIEDADE

Com as fortes chuvas, os moradores das áreas próximas ao Rio Jaboatão foram levados para abrigos e agora estão em segurança. Moeda de Bronze, Jaboatão Centro e Loteamento Brasil Novo são algumas das comunidades que estão precisando de alimentos não perecíveis, água mineral, calçados, roupas, materiais de higiene pessoal e de limpeza, cobertores e colchões. A campanha ‘Jaboatão Voluntário’ foi lançada neste domingo (5) para arrecadar os donativos. Quem quiser ajudar, pode entrar em contato com a Regional mais próxima. Confira os locais para doações:

Sede da Prefeitura
Avenida Arão Lins de Andrade, S/N – Prazeres

Regional 1 – Jaboatão Centro
Endereço: Praça Dantas Barreto, s/nº (antigo prédio da Prefeitura) – Centro
Telefone: 3482-8236

Regional 2 – Cavaleiro
Endereço: Praça Severina Rita Coelho, nº 20 – Cavaleiro
Telefone: 3455-8498

Regional 3 – Curado
Endereço: Rua Leonardo da Vinci, nº 28 – Curado
Telefone: 3255-2412

Regional 4 – Muribeca
Endereço: Eixo da Integração da Muribeca, nº 3033 – Muribeca
Telefone: 3377-5517

Regional 5 – Prazeres
Endereço: Rua Santo Elias, nº 124 – Prazeres
Telefone: 3476-2946

Regional 6 – Praias
Endereço: Av. Presidente Kennedy, 578, Piedade
Telefone: 3469-4280

Regional 7 – Guararapes
Endereço: Estrada da Batalha, nº 188 – Prazeres
Telefone: 3476-4174

chuvas 1 (570x380)

chuvas2 (570x380)

chuvas3 (570x427)
Imagens: PJG/Divulgação

Siga o OF no Twitter e no Instagram e curta a nossa página no Facebook

Leia também:

Jaboatão é destaque na Fenearte
Achados na Fenearte #decoração
A fábula da improdutividade

Pesquisar

Perfil

  • Ana Karla Gomes

    Editora Chefe

  • Rose Blanc

    Relações Públicas

  • Talita Corrêa

    Editora-Assistente

  • Estevão Soares

    Colunista

Arquivo

Assine nossa news e receba tudo em primeira mão

Observatório Feminino